- Insider perguntou a especialistas em bebidas sobre os melhores e piores coquetéis para pedir em um bar.
- Clássicos como antiquados e Negronis são sucessos básicos e fáceis de fazer.
- Margaritas e daiquiris da casa costumam ser muito açucarados e xaroposos para realmente apreciar o álcool.
Se você quer desfrutar de um coquetel saboroso, há clássicos e novas misturas que certamente agradarão e outros que podem decepcionar.
Insider conversou com especialistas em bebidas para descobrir quais coquetéis são os melhores para pedir em restaurantes e bares e quais você deve pular.
Fáceis de fazer e deliciosos, à moda antiga são coquetéis clássicos
Alisha Kaplan, gerente de bar da Wolf’s Ridge Brewing, disse ao Insider que um clássico à moda antiga – normalmente feito com açúcar, bourbon e bitters – oferece o melhor custo-benefício.
“Se você está procurando um coquetel embriagado e espiritual, escolha um à moda antiga”, disse Kaplan. “É um coquetel simples, com três ingredientes e barato, que pode ser facilmente alterado de acordo com o seu gosto.”
Kaplan sugeriu pedir ao barman recomendações de uísque ou misturar as coisas com um Oaxaca à moda antiga, que usa tequila e mezcal.
Peça um Negroni se estiver procurando qualidade consistente
Negronis são um coquetel bem conhecido.
Alison Millington
De acordo com Corey Phillips, diretor de bebidas da Nina and Rafi, os Negronis provavelmente são familiares para qualquer barman com quem você se senta.
“Na minha opinião, um Negroni é uma ótima maneira de obter um coquetel consistente, delicioso e sofisticado”, disse Phillips. “… Todos esses ingredientes podem ser encontrados em quase qualquer bar do mundo e são bem conhecidos entre os bartenders.”
Phillips disse que o coquetel é fácil de preparar, pois é feito combinando partes iguais de gim, vermute doce e Campari.
Se você gosta de bebidas doces, um Mai Tai é uma escolha clássica
Mai Tais são geralmente doces.
Yuruphoto/Shutterstock
Kaplan disse ao Insider que os Mai Tais são ótimas opções para quem gosta de bebidas doces, mas fortes.
“Este clássico Tiki não é apenas delicioso, mas sorrateiro com sua bebida”, disse Kaplan. “Pode não ter um sabor forte, mas você definitivamente está recebendo o valor do seu dinheiro.”
O gerente do bar acrescentou que o xarope de orchata – uma adição doce feita com amêndoas, açúcar e água de flor de laranjeira – dá à bebida um sabor complexo e rico que “fará você se sentir como se estivesse de férias na praia”.
Os velhos cubanos são uma bebida subestimada que quase todos os bares podem fazer
Shawn Soole, autor de livros de coquetéis e proprietário da Soole Hospitality Concepts, recomendou o antigo cubano de Audrey Saunders se você deseja se afastar dos clássicos, mas ainda deseja uma bebida de qualidade.
“Uma mistura de rum, limão, menta e vinho espumante servida, é um coquetel híbrido daiquiri-mojito-royale para o qual a maioria dos bares deve ter todos os ingredientes e sempre agrada ao público”, disse Soole ao Insider.
Soole acrescentou que os velhos cubanos são especialmente apropriados para o verão.
A maioria dos restaurantes tem mojitos exclusivos
Mojitos são fáceis de mudar.
Gana Martysheva/Shutterstock
O chef Omar Torres, diretor de alimentos e bebidas da Bonsai no Hilton Pensacola Beach, disse que você tem sucesso garantido quando pede coquetéis à base de frutas cítricas, como mojitos.
“Os mojitos são versáteis, elegantes, agradáveis ao paladar, e a maioria dos bares terá uma versão diferente deles”, disse Torres. “… Eles são divertidos e você sempre pode dar uma reviravolta nesses clássicos, tornando-os únicos.”
Embora você possa pedir um mojito especial para mudar as coisas, Torres disse que opções como mulas de Moscou e 75s franceses oferecem perfis de sabor semelhantes.
Você não pode errar com uma margarita Tommy’s feita com tequila de qualidade
Kim Haasarud, barman profissional e consultor de bebidas, disse ao Insider que margaritas simples com ingredientes frescos não podem ser derrotadas.
“Uma Tommy’s Margarita é um total de 2 onças de tequila, suco de limão fresco e néctar de agave”, disse Haasarud. “Chame uma boa tequila quando fizer o pedido. É simples, mas deliciosa.”
Se você não tiver certeza do que é uma boa tequila, peça recomendações ao seu barman.
Peça um martini para provar verdadeiramente a qualidade dos ingredientes
Coquetéis simples às vezes podem ser os melhores.
Getty Images/Scott Gries
Jim Montes, bartender e designer do programa de coquetéis do Top of the Market, acredita que a simplicidade é melhor quando se trata de ótimos coquetéis.
“Recomendo uma abordagem de ‘comida integral’ se você deseja obter mais retorno para seu investimento”, disse Montes. “Quanto mais simples for sua bebida – menos processada, menos misturadores adicionados – melhores serão os resultados.”
Zack Musick, sommelier chefe do Merriman’s Hawaii, ecoou esse sentimento e disse ao Insider que os clientes deveriam tentar pedir coquetéis simples feitos com licor no qual o bar ou restaurante é especializado.
“Peça coquetéis simples que mostrarão o que o bar faz de melhor”, disse Musick.
Em caso de dúvida, peça uma bebida do menu de coquetéis especiais do bar ou restaurante
Haasarud disse ao Insider que o truque para obter um destilado de alta qualidade por um preço mais baixo é pedir uma bebida do menu de coquetéis do bar.
“O bar pode ter feito um acordo especial com o distribuidor ou fornecedor, então você pode obter uma bebida muito mais cara a um custo menor”, disse Haasarud.
Haasarud acrescentou que eles provavelmente são feitos com mais frequência e que os bartenders “têm que se esforçar muito para preparar esses itens e é algo de que se orgulham”.
Por outro lado, Long Islands custará mais por menos
Kaplan chamou Long Islands de “a fusão de tudo que é terrível em um coquetel”.
“Eles não são apenas caros, mas muitas vezes inconsistentes e de baixa qualidade”, disse Kaplan. “Sim, eles vão te deixar bêbado, mas uma longa lista de licores baratos, mistura azeda pré-engarrafada e Coca-Cola de uma arma garantirão a pior ressaca de sua vida.”
Soole acrescentou que, embora a bebida seja fácil de pedir, raramente é bem feita.
“É complicado, confuso e não estou realmente tentando conseguir nada como uma bebida, exceto embebedar o bebedor, que, embora esse seja o objetivo de beber, a jornada é mais importante do que o destino”, disse Soole ao Insider.
Amaretto e uísque azedo podem representar um risco à saúde se forem feitos incorretamente
Normalmente, você pode pedir bebidas sem clara de ovo.
Kondor83/Getty Images
Austin Carson, fundador e co-proprietário do restaurante Olivia, disse ao Insider que não recomenda nenhuma bebida feita com clara de ovo, como amarettos clássicos ou uísque azedo, devido aos riscos potenciais de consumir o ingrediente cru.
“Geralmente fico longe de bebidas com clara de ovo”, disse Carson. “Fazer isso implica em meios sanitários nos quais devo confiar, bem como na execução adequada.”
Muitos bares e restaurantes agora fazem essas bebidas sem clara de ovo ou atendem a pedidos especiais.
Os vícios de Miami costumam ser preenchidos com ingredientes menos saudáveis
Torres disse que, embora entenda o apelo de um Miami Vice, não o considera uma ótima opção para quem deseja uma experiência de coquetel de qualidade.
“Desfrutar de um coquetel em um bar ou restaurante deve ser divertido, fresco, agradável ao paladar e bom para você”, disse Torres. “Infelizmente, existem muitos bares por aí que usam xaropes e muitos outros produtos químicos para fazer seus coquetéis.”
Torres recomendou evitar bebidas à base de xaropes e sucos concentrados, pois tiram a qualidade da bebida.
Manhattans não devem ser pedidos em bares que não vendem muitos coquetéis
O álcool usado em Manhattans pode estragar.
Melissa Janda/Shuttershock
Kaplan recomendou evitar coquetéis de vermute como Manhattans para evitar o consumo de álcool estragado.
“Este coquetel de três ingredientes inclui vermute, que pode e estraga”, disse Kaplan. “Se você vir uma garrafa velha e empoeirada de vermute no bar dos fundos, corra para as colinas.”
O gerente do bar acrescentou que esta bebida é especialmente arriscada para pedir em bares ou restaurantes que não são focados em coquetéis.
As margaritas da casa geralmente são feitas com ingredientes de baixa qualidade
Muitas margaritas caseiras usam mistura de uma arma.
Paras Griffin/Getty Images para Tequila Herradura
Haasarud recomendou evitar margaritas da casa para evitar a possível ressaca de misturadores doces enjoativos e tequila de prateleira inferior.
“Nem todas as margaritas da casa são feitas com suco de limão fresco”, disse Haasarud. “Em vez disso, geralmente é a versão mais barata de uma margarita feita com uma mistura azeda da arma e com uma tequila barata.”
Haasarud acrescentou que os clientes devem evitar qualquer bebida que contenha misturadores “fora da arma”, já que geralmente são carregados de conservantes e os clientes não sabem com que frequência o bar limpa o maquinário.
Não peça um Adonis a menos que o bar seja especializado em coquetéis
Carson disse ao Insider que, da mesma forma que um Manhattan, um Adonis é feito com ingredientes que podem ser estragados facilmente, tornando-o uma má escolha em bares e restaurantes que não são conhecidos por seus coquetéis.
“Eu ficaria longe de coquetéis elaborados com ingredientes que oxidam rapidamente, como xerez e vermute”, disse Carson. “É uma espécie de conselho ‘não peça frutos do mar em um restaurante que não vende muitos frutos do mar’.”
O álcool em daiquiris e piña coladas não é o foco da bebida
É melhor pedir a versão martini.
KALA.LAURA/Shuttershock
Montes disse ao Insider que você deve pular misturas populares à beira da piscina, como daiquiris de morango e piña coladas, se quiser realmente aproveitar o álcool em sua bebida e aproveitar ao máximo seu dinheiro.
“Por mais perfeitos que sejam à beira da piscina e por mais bonitos que pareçam nas fotos, eu esqueceria de tomar uma bebida misturada. Simplificando, eles são diluídos”, disse Montes. “… Você pode estar zumbindo mais em uma batedeira açucarada do que em álcool.”
O barman recomendou pedir a versão martini da bebida para uma opção igualmente doce e tropical.
Não peça um coquetel especial de outro bar ou uma bebida que você preparou
Musick disse ao Insider que, se você quiser tomar uma boa bebida e uma troca amigável com seu barman, não peça coquetéis misteriosos, como bebidas exclusivas de outros estabelecimentos.
“Não é uma boa ideia pedir um coquetel especial do menu de outro restaurante”, disse Musick. “Isso só vai frustrar você e o barman.”
Musick acrescentou que você não deve pedir um coquetel que preparou, a menos que seja simples, já que a maioria dos bartenders não tem tempo para anotar os ingredientes e as quantidades adequadas.